Como Aumentar o Valor da Aposentadoria: Veja 5 Dicas

Como Aumentar o Valor da Aposentadoria: Veja 5 Dicas

Todo trabalhador ou aposentado gostaria de saber como aumentar o valor da aposentadoria, afinal, é fruto de um grande esforço prestado ao longo da vida e todos querem usufruir disso da melhor forma.

E a boa notícia é que existem diversas formas de se fazer isso. Neste texto, nós iremos nos aprofundar neste assunto para você saber como obter um valor melhor para o seu benefício.

Como Aumentar o Valor da Aposentadoria?

1- Identifique todos os períodos de trabalho e contribuição feitos em sua vida

Se você está buscando modos de verificar a possibilidade de aumento da aposentadoria, o primeiro passo deve ser conferir os períodos de trabalho no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

É importante fazer isso, pois muitas vezes há vínculos registrados que não constam no cadastro, como: 

  • trabalhos como menor aprendiz; 
  • serviços como segurado do MEI; 
  • trabalhos no exterior;
  • atividade rural;
  • serviço público;
  • serviço militar;
  • algum outro trabalho registrado que não consta no CNIS.

Uma boa análise dos períodos detalhados no CNIS pode ajudar a identificar erros que possibilitam o reajuste da aposentadoria.

2- Peça reconhecimento dos seus vínculos informais

É possível pedir reconhecimento de trabalhos informais. Basta solicitar o reconhecimento no INSS.

Você também pode fazer esta solicitação na Justiça do Trabalho. No entanto, você deverá, em seguida, fazer o registro no INSS.

Também é possível fazer os dois processos acima simultaneamente.

Para pedir o reconhecimento, é preciso reunir todos os documentos disponíveis que comprovem o vínculo empregatício:

  • Comprovantes de pagamento ou recibo do empregador;
  • Conversas realizada por meio de aplicativos digitais, como Whatsapp, Telegram ou Facebook;
  • Registros de pontos;
  • Fotos e vídeos que comprovem o exercício do trabalho;
  • Qualquer outro documento que você tiver que comprove exercício de trabalho informal.

3- Descarte contribuições que pioram o valor do seu benefício

Desde a Reforma da Previdência, há a possibilidade de fazer o descarte de contribuições de menor valor que, consequentemente, diminuem o valor final do benefício.

Para a maioria das aposentadorias, pode ser aplicado um redutor dos 60% maiores salários, mais 2% ao ano para contribuições que excederem 20 anos (para os homens), ou 15 anos (para as mulheres)

Basta fazer uma análise criteriosa e avaliar quais podem ser descartados, contanto que isso não implique na perda do direito à aposentadoria.

4- Verifique se você já realizou trabalho concomitante

O trabalho concomitante, que é aquele quando você trabalha em dois lugares ou mais, pode te ajudar a aumentar o valor do seu benefício.

Se você possui dois ou mais salários de contribuição, isso te dará direito a um aumento no valor do benefício, mesmo que o tempo de contribuição permaneça igual.

Os trabalhos concomitantes são comuns em diversas categorias, como professores, dentistas, médicos e advogados.

Os casos de erros de cálculos nessas situações são muito grandes, portanto, é preciso ter muita atenção, pois isso pode garantir um aumento no valor do benefício.

5- Faça um planejamento previdenciário

Você pode evitar muitos imprevistos que diminuem o valor da aposentadoria se fizer um bom planejamento previdenciário.

Através do seu histórico, o advogado especialista conseguirá avaliar o seu tempo e salário de contribuição, indicar as melhores formas de recolhimento, apurar possíveis irregularidades e verificar quais direitos você possui.

Em outras palavras, o planejamento irá oferecer a você as melhores oportunidades de aposentadoria possíveis, pois leva em conta dados e direitos que você já possui e ainda considera aquilo que você deseja com o seu benefício.

Se você está em Governador Valadares (MG) ou região, nós podemos te ajudar neste caso. Clique aqui e tire suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo com um especialista.

Outras Perguntas

Para quem já se aposentou, há como aumentar o valor da aposentadoria?

Sim.

Você pode pedir a revisão do seu benefício no INSS. No entanto, recomenda-se consultar um advogado especialista antes de fazer o pedido, já que, se for apurada alguma irregularidade, o valor final pode até ser diminuído.

Se você quer saber mais sobre as revisões, não deixe de ler o nosso texto sobre o assunto clicando aqui.

E para quem ainda não se aposentou, há como aumentar o valor da aposentadoria?

Sim.

O mais indicado neste tipo de caso é que seja realizado um planejamento previdenciário para que mais tarde não seja necessário exigir nenhum recurso ou revisão do benefício.

Como faço para me aposentar ganhando mais salários?

O valor da aposentadoria é proporcional à média de contribuições que você fez ao longo de sua carreira. 

Não é possível fazer complementação do valor. Se você contribui com uma alíquota com base no salário mínimo, então seu salário de aposentadoria também será mínimo.

No caso de microempreendedores MEI, é possível aumentar apenas se for realizada uma segunda atividade que gere uma nova contribuição.

Conclusão

Neste texto vimos que há como aumentar o valor da aposentadoria, tanto para quem está trabalhando, quanto para quem já aposentou.

Você deve ter atenção, pois este benefício não se estende a todos, mas apenas para determinados casos cujas regras do INSS contemplam o reajuste do benefício.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações

Guia da Previdência Social
Uncategorized

Guia da Previdência Social: O que é e como gerar a GPS

Manter-se em dia com as contribuições ao INSS é essencial para garantir seus direitos previdenciários.  Contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais (facultativos) têm a responsabilidade

Aposentadoria da mulher: Conheça as regras de 2024
Aposentadorias

Aposentadoria da mulher: Conheça as regras de 2024

A aposentadoria da mulher passou por significativas mudanças após a Reforma da Previdência de 2019.  Essas alterações impactaram diretamente as regras para a concessão do

Autismo aposenta?: Saiba o que a lei diz a respeito
Aposentadoria da pessoa com deficiência

Autismo aposenta?: Saiba o que a lei diz a respeito

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos.  Diante do diagnóstico, muitas famílias