Saber quais são as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez é estar ciente de um direito que lhe é garantido.
É muito importante conhecer detalhadamente as doenças que podem garantir o benefício, pois ele não se estende a qualquer condição de saúde.
Portanto, se você já contribui ou pretende contribuir com a previdência, observe os detalhes abaixo atentamente.
Quem tem Direito à Aposentadoria por Invalidez?
A Aposentadoria por Incapacidade Permanente, também conhecida como Aposentadoria por Invalidez, é um benefício concedido aos segurados do INSS que apresentam alguma incapacidade limitante que os impede de exercerem o seu trabalho ou de serem realocados em outro cargo.
Quando essa condição é comprovada por meio de perícia médica do INSS, o segurado passa a receber o benefício enquanto a condição incapacitante perdurar.
Por isso, as avaliações médicas são realizadas periodicamente, a fim de constatar se o beneficiário ainda possui a condição limitante.
Para receber o benefício, é preciso preencher os seguintes pré-requisitos:
- Carência de 12 contribuições recorrentes ao INSS;
- Comprovar a condição incapacitante através de perícia médica;
- Estar no serviço público ou contribuindo com a previdência no início da condição incapacitante.
Estão isentas de comprovação da carência as pessoas que se enquadrarem nos seguintes casos:
- Pessoas que tenham sofrido acidentes;
- Quem tiver sofrido acidente de trabalho ou foi acometido por doenças do trabalho;
- Pessoas acometidas por doença grave, irreversível e incapacitante que esteja especificada na lista do lista do Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência.
Lista de Doenças que Dão Direito à Aposentadoria
A princípio, qualquer doença grave e incapacitante pode garantir o direito ao recebimento da aposentadoria por invalidez ou, ao menos, ao auxílio-doença.
Tudo dependerá do laudo fornecido pelo INSS, que irá comprovar se a doença torna a pessoa apta ou não a receber o benefício.
No entanto, como citamos anteriormente, existe uma lista de doenças que garantem o recebimento do benefício sem a necessidade de comprovar a carência de 12 meses.
Vale lembrar que a doença deve impedir o profissional de ser realocado para outra função no mercado de trabalho. Portanto, muitas vezes ter a condição grave, irreversível e incapacitante não será suficiente para preencher os requisitos necessários.
Veja as condições que podem garantir a aposentadoria por invalidez sem a necessidade de comprovar a carência:
Tuberculose ativa
A tuberculose é uma doença que acomete os pulmões, comprometendo o seu bom funcionamento.
Entre os sintomas, estão a tosse crônica com sangue, fadiga, febre, perda de apetite, suores noturnos e pode ser fatal.
Nefropatias graves
Nefropatias são doenças ou lesões causadas nos rins. Podem ser causadas por diabetes, doenças auto imunes, hipertensão e abuso de analgésicos.
As nefropatias podem ser crônicas e, em estados mais graves, podem resultar em insuficiência renal.
Hanseníase
Hanseníase é o nome da doença que também é vulgarmente conhecida como “lepra”. É causada por uma infecção que atinge a pele, nervos e músculos.
Causa perda da sensibilidade, dormência, fraqueza e dores, podendo causar deficiências em casos mais avançados.
Alienação mental
Alienação mental é quando há uma queda significativa da cognição causada por doenças psíquicas, como:
- depressão;
- esquizofrenia;
- demência;
- entre outras.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença que causa problemas na comunicação entre o cérebro e o corpo.
É uma doença potencialmente incapacitante, pois causa lesões nos nervos, afetando a visão, causando dores e fadiga, além de comprometer a coordenação motora.
Hepatopatia grave
Hepatopatia são as doenças que acometem o fígado. Podem evoluir para casos graves e se tornar um problema incapacitante.
Neoplasia maligna
A neoplasia maligna é popularmente conhecida como câncer. É uma doença grave que pode se espalhar por todo o corpo e causar a morte.
O tratamento pode ser bastante desgastante e pode fragilizar a saúde do paciente.
Cegueira
A cegueira pode causar problemas na adaptação ao mercado de trabalho e no desempenho de diversas atividades profissionais. Por isso, não é necessário comprovar carência nesse caso.
Paralisia irreversível e incapacitante
Qualquer paralisia que, mesmo após tratamentos, não foi capaz de restabelecer as funções do corpo, deixando-o sem funções motoras ou com movimentos limitados, está dispensada da comprovação de carência.
Cardiopatia grave
Qualquer condição que afete o bom funcionamento do coração, oferecendo riscos severos à saúde, torna seu portador apto a receber a aposentadoria por invalidez.
Doença de Parkinson
O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta os movimentos, causando tremores, rigidez nos músculos, perda de equilíbrio, dificuldade na fala e na coordenação motora.
Todas essas complicações podem dificultar e até mesmo impossibilitar a realocação do profissional no mercado de trabalho.
Espondiloartrose anquilosante
É uma doença autoimune que causa inflamações nas coluna vertebral e nas articulações, podendo evoluir para uma rigidez da coluna e provocar perda da flexibilidade do corpo.
Estado avançado da doença de Paget
É uma doença incurável que impede a substituição do tecido ósseo antigo pelo tecido ósseo novo, causando deformidades e fragilidades nos ossos.
Síndrome da deficiência imunológica adquirida
Doença mais comumente conhecida como AIDS, que não tem cura. Afeta o sistema imunológico e torna a pessoa suscetível a adquirir outras doenças e infecções.
A pessoa que contrai a doença precisa fazer um tratamento contínuo para preservar a saúde e evitar suas complicações, que podem ser fatais.
Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
Casos graves de contaminação por radiação podem ser incapacitantes e garantir direito à aposentadoria.
Acidente vascular encefálico (agudo)
O AVE, também conhecido como AVC ou derrame, possui um potencial incapacitante.
Pode ser de tipo hemorrágico ou isquêmico, causando perda de oxigênio no cérebro e resultando na morte de neurônios, o que pode limitar uma série de atividades.
Abdome agudo cirúrgico
Abdome agudo são problemas abdominais que causam dor intensa e que, frequentemente, dependem de intervenção cirúrgica.
Entre alguns problemas comuns, podemos citar a apendicite aguda, colecistite, diverticulite e pancreatite aguda.
Conclusão
Existem uma série de doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez, na verdade, qualquer uma delas, a princípio, dar direito ao recebimento da aposentadoria por invalidez. No entanto, existe uma lista que garante o recebimento sem necessidade de comprovar a carência de 12 meses.
Independente de qual doença a pessoa tenha, será preciso passar por uma perícia médica que comprove a invalidez.
Se você possui este direito, ou precisa de alguma orientação sobre este assunto, não deixe de buscar a ajuda de um advogado previdenciário para te auxiliar neste processo. Clique aqui agora mesmo e esclareça suas dúvidas e nos relate a respeito do seu caso.