Todo trabalhador ou aposentado gostaria de saber como aumentar o valor da aposentadoria, afinal, é fruto de um grande esforço prestado ao longo da vida e todos querem usufruir disso da melhor forma.
E a boa notícia é que existem diversas formas de se fazer isso. Neste texto, nós iremos nos aprofundar neste assunto para você saber como obter um valor melhor para o seu benefício.
Como Aumentar o Valor da Aposentadoria?
1- Identifique todos os períodos de trabalho e contribuição feitos em sua vida
Se você está buscando modos de verificar a possibilidade de aumento da aposentadoria, o primeiro passo deve ser conferir os períodos de trabalho no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
É importante fazer isso, pois muitas vezes há vínculos registrados que não constam no cadastro, como:
- trabalhos como menor aprendiz;
- serviços como segurado do MEI;
- trabalhos no exterior;
- atividade rural;
- serviço público;
- serviço militar;
- algum outro trabalho registrado que não consta no CNIS.
Uma boa análise dos períodos detalhados no CNIS pode ajudar a identificar erros que possibilitam o reajuste da aposentadoria.
2- Peça reconhecimento dos seus vínculos informais
É possível pedir reconhecimento de trabalhos informais. Basta solicitar o reconhecimento no INSS.
Você também pode fazer esta solicitação na Justiça do Trabalho. No entanto, você deverá, em seguida, fazer o registro no INSS.
Também é possível fazer os dois processos acima simultaneamente.
Para pedir o reconhecimento, é preciso reunir todos os documentos disponíveis que comprovem o vínculo empregatício:
- Comprovantes de pagamento ou recibo do empregador;
- Conversas realizada por meio de aplicativos digitais, como Whatsapp, Telegram ou Facebook;
- Registros de pontos;
- Fotos e vídeos que comprovem o exercício do trabalho;
- Qualquer outro documento que você tiver que comprove exercício de trabalho informal.
3- Descarte contribuições que pioram o valor do seu benefício
Desde a Reforma da Previdência, há a possibilidade de fazer o descarte de contribuições de menor valor que, consequentemente, diminuem o valor final do benefício.
Para a maioria das aposentadorias, pode ser aplicado um redutor dos 60% maiores salários, mais 2% ao ano para contribuições que excederem 20 anos (para os homens), ou 15 anos (para as mulheres)
Basta fazer uma análise criteriosa e avaliar quais podem ser descartados, contanto que isso não implique na perda do direito à aposentadoria.
4- Verifique se você já realizou trabalho concomitante
O trabalho concomitante, que é aquele quando você trabalha em dois lugares ou mais, pode te ajudar a aumentar o valor do seu benefício.
Se você possui dois ou mais salários de contribuição, isso te dará direito a um aumento no valor do benefício, mesmo que o tempo de contribuição permaneça igual.
Os trabalhos concomitantes são comuns em diversas categorias, como professores, dentistas, médicos e advogados.
Os casos de erros de cálculos nessas situações são muito grandes, portanto, é preciso ter muita atenção, pois isso pode garantir um aumento no valor do benefício.
5- Faça um planejamento previdenciário
Você pode evitar muitos imprevistos que diminuem o valor da aposentadoria se fizer um bom planejamento previdenciário.
Através do seu histórico, o advogado especialista conseguirá avaliar o seu tempo e salário de contribuição, indicar as melhores formas de recolhimento, apurar possíveis irregularidades e verificar quais direitos você possui.
Em outras palavras, o planejamento irá oferecer a você as melhores oportunidades de aposentadoria possíveis, pois leva em conta dados e direitos que você já possui e ainda considera aquilo que você deseja com o seu benefício.
Se você está em Governador Valadares (MG) ou região, nós podemos te ajudar neste caso. Clique aqui e tire suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo com um especialista.
Outras Perguntas
Para quem já se aposentou, há como aumentar o valor da aposentadoria?
Sim.
Você pode pedir a revisão do seu benefício no INSS. No entanto, recomenda-se consultar um advogado especialista antes de fazer o pedido, já que, se for apurada alguma irregularidade, o valor final pode até ser diminuído.
Se você quer saber mais sobre as revisões, não deixe de ler o nosso texto sobre o assunto clicando aqui.
E para quem ainda não se aposentou, há como aumentar o valor da aposentadoria?
Sim.
O mais indicado neste tipo de caso é que seja realizado um planejamento previdenciário para que mais tarde não seja necessário exigir nenhum recurso ou revisão do benefício.
Como faço para me aposentar ganhando mais salários?
O valor da aposentadoria é proporcional à média de contribuições que você fez ao longo de sua carreira.
Não é possível fazer complementação do valor. Se você contribui com uma alíquota com base no salário mínimo, então seu salário de aposentadoria também será mínimo.
No caso de microempreendedores MEI, é possível aumentar apenas se for realizada uma segunda atividade que gere uma nova contribuição.
Conclusão
Neste texto vimos que há como aumentar o valor da aposentadoria, tanto para quem está trabalhando, quanto para quem já aposentou.
Você deve ter atenção, pois este benefício não se estende a todos, mas apenas para determinados casos cujas regras do INSS contemplam o reajuste do benefício.